Nova Santa Rita está sob decreto de calamidade pública |
|
Este decreto Municipal é necessários para que o município tenha celeridade em buscar auxílios |
CIDADE ESTÁ SOB DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA
A Prefeitura de Nova Santa Rita reiterou através do decreto nº 39/2024, Estado de Calamidade Pública nas áreas afetadas por inundações, conforme portaria 1.379/2024 do Governo Federal.
A formalização do decreto vem ao encontro do reconhecimento de forma sumária pelo Governo Federal, através da Portaria nº 1.379, publicada em 05 de maio de 2024, ao estado de calamidade pública de 336 municípios, dentre eles o Município de Nova Santa Rita.
O Estado do Rio Grande do Sul editou o Decreto de nº 57.596, no qual declarava estado de calamidade pública em todo o território do Estado.
Após, o Estado editou o Decreto nº 57.600, reiterando o estado de calamidade pública no território do Estado do Rio Grande do Sul, especificando no anexo único os municípios atingidos, no qual constava Nova Santa Rita.
Estes decretos Federal, Estadual e Municipal são necessários para que o município tenha celeridade em buscar auxílios para atender a população, tendo em vista que a situação da cidade foi piorando com as cheias atingindo mais bairros e, por consequência, deixando mais pessoas desalojadas.
Prejuízos de aproximadamente 60 milhões de reais na agricultura são considerados, assim como danos de infraestrutura em toda a cidade, como destruição de ruas, casas, comércio e indústria, além de mais de mil pessoas desabrigadas em todo o município.