Prefeito Battistella e Secretários fizeram viagem a Brasília
Participaram do Encontro Nacional de Municípios, realizado pela Associação Brasileira de Municípios

Por Assessoria de imprensa
10/11/2023 20h59

Em Brasília desde o início da semana, o prefeito Rodrigo Battistella e a comitiva – formada pelo superintendente Rodrigo Feijó, o chefe de Gabinete Guilherme Mota e o secretário de Agricultura Emerson Giacomeli – retornam da capital federal com muitas novidades e perspectivas de avanços para Nova Santa Rita.

Entre os destaques desta viagem está a obra de ampliação da BR-448 até Portão, passando a maior parte do trecho por Nova Santa Rita.

O primeiro dia na capital federal foi de agenda cheia, com participação em eventos, visita a deputados(as) e planejamento da semana. Entre os compromissos de segunda-feira (6), o prefeito Battistella esteve no Ministério da Integração e Desenvolvimento para tratar - ao lado do secretário de Agricultura, Emerson Giacomelli -, sobre repasse financeiro para aquisição de equipamentos para o município.

Na Câmara dos Deputados, o prefeito visitou o gabinete do deputado Dionilso Marcon e da deputada Fernanda Melchiona e, por fim, esteve com prefeitos de todo Brasil para falar sobre o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal.

A terça-feira foi marcada pela abertura do 4º Encontro Nacional de Municípios, realizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), que seguiu até a quinta-feira, dia 9, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com uma intensa programação.

O evento teve palestras, painéis de debates e workshops sobre os mais variados temas, como agricultura, clima, educação, defesa civil, e muito mais. "São assuntos pertinentes e fundamentais para as cidades e Estado. Essa é uma ótima oportunidade para que possamos conhecer as ações do governo federal e também deixarmos nossas demandas aos ministérios, sem contar a troca de experiências com outros gestores municipais", declarou o prefeito Battistella.

A missão por Nova Santa Rita em Brasília, dia 8, iniciou cedo. Na primeira hora, o prefeitoe secretários se reuniram com o ministro de Estado, chefe da Secretaria de Comunicação do governo federal, Paulo Pimenta, no Palácio do Planalto. Assuntos importantes para o Município e para o Estado foram tratados. Entre as temáticas, os viadutos que atravessam a BR-386 e unificam a cidade, a expansão da BR-448 e o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Durante o penúltimo dia em Brasília a comitiva de NSR cumpriu agendas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), onde conversaram sobre os investimentos que foram inscritos no PAC. Em seguida, estiveram no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, ao lado da deputada federal Fernanda Melchiona, que destinou uma emenda parlamentar para o município.

No segundo dia do IV Encontro Nacional de Prefeitos, realizado pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o prefeito Battistella foi o mediador de um dos painéis da tarde, intitulado “Reforma Agrária como vetor de desenvolvimento do Município”.

Ao seu lado, participou o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto; pela secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli; presidente do Movimento Sem Terra (MST), João Pedro Stédile; a diretora de desenvolvimento do Incra, Rosilene Rodrigues e o prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli.

Battistella pode dizer à plateia que participava do evento que em Nova Santa Rita, tem quatro assentamentos da reforma agrária e o Estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina. Isso é graças ao trabalho da reforma agrária e de muitos assentamentos que produzem alimentos de qualidade sem agrotóxicos, concluiu Battistella..

"Temos orgulho de nossa cidade ser referência nessa produção e dos trabalhadores e trabalhadores, que embora enfrentem desafios climáticos e dificuldades de produção, não desistem da produção sustentável, agroecológica e saudável. São produtos de excelência em nossas mesas e também nas escolas municipais de nossa cidade" disse Battistella.

O evento reuniu prefeitas, prefeitos e gestores públicos das cinco regiões do Brasil, e teve como objetivo incentivar a troca de experiências e ampliar os conhecimentos nas mais diversas áreas da gestão pública.

 

menu
menu