Feira do Livro de Nova Santa Rita será de 5 a 7 de outubro no salão da Igreja
Escritora Marô Barbieri será a Patrona desta edição de 2023

Por Assessoria de imprensa
25/09/2023 23h09

MARÔ BARBIERI É A PATRONA DA 24ª FEIRA DO LIVRO DE NOVA SANTA RITA

A 24ª edição da Feira do Livro de Nova Santa Rita já tem sua patrona. Neste ano, a escolhida foi a gaúcha Maria Eunice Garrido Barbieri, conhecida como Marô Barbieri. A escritora, professora e contadora de histórias, natural de Bento Gonçalves, foi apresentada para o prefeito Rodrigo Battistella na tarde de quinta-feira (21) e anunciada. 

“Nosso evento ocorre de 5 a 7 de outubro, no salão da Igreja Santa Rita de Cássia, das 8h30 às 17 horas. Tudo está sendo preparado com muito carinho”, afirma o líder do Executivo. Segundo ele, a programação contará com diversas atividades artísticas e culturais, além de livreiros e visitação de toda a rede de ensino do município. 

A escritora, que em 2019 já foi patrona da Feira do Livro de Porto Alegre, foi escolhida pela sua história. Licenciada em Letras (Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Francesa) pela PUCRS, já atuou como professora no Instituto Educacional João XXIII, Colégio Santa Família, Colégio Menino Deus, Colégio Rosário e Colégio Israelita. “Ela é uma pessoa simples, culta e conceituada. Desde outubro de 2014 integra a Academia Riograndense de Letras”, acrescenta.

Novo Livro da Patrona será lançado durante a feira

Durante a visita ao prefeito, a patrona trouxe uma novidade. “Vou fazer o lançamento de um novo título, o  Olhos de Mel. Estou muito feliz e empolgada em poder participar desse momento e ter a oportunidade de estar em Nova Santa Rita, com certeza será um grande evento”, afirma Marô. O livro conta a história de Isabel e sua ligação com a natureza.

Autora de 31 livros, a escritora destaca-se pelas obras voltadas ao público infantil  mas, a partir de 2013, começa a produzir livros para público infanto-juvenil e para adultos. Entre os títulos escritos pela patrona, estão o "Tinoca Minhoca - edição comemorativa: 25 anos", "A princesa que não sabia chorar", "Pastoreio" e a "A fada que colecionava amanhãs". 

Na sua carreira, já conquistou diversos prêmios, entre eles o Ages Livro do Ano pelo livro “Pestilóide e o Sumiço na Chuva”, da Associação Gaúcha de Escritores em, 2007; troféu Palavra Viva do Sintrajufe, pelo conjunto da obra, do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal; prêmio Ages Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, em 2013, pelo livro “Cirandas de Villa Lobos-Reivenções”, em parceria com Olinda Alessandrini (pianista) e Clara Pechansky (artista plástica).

Como escritora convidada, já esteve na Espanha, França, Bélgica, Chile e Uruguai, foi criadora e produtora executiva dos I e II Encontro Internacional de Escritores/Contadores de Histórias – “História É Pra Contar”, realizada em Caxias do Sul,  e dos 1º e 2º Fórum de Literatura Infantil e Juvenil, da Capital. Marô também é uma das pioneiras no trabalho de visita a escolas e municípios, ministrando – desde 1995 - palestras e oficinas no RS, no RJ, no CE, no PR, na BA, em MG, no AM e em SP.

Até 2022, foi patrona de 52 Feiras do Livro de municípios e escolas (vide currículo). Além disso, é madrinha de três bibliotecas que tem o seu nome: em Santa Maria do Herval, em Morro Reuter e Porto Alegre.

menu
menu