Secretaria de Obras inicia uso de canos de plástico em redes de drenagem pluvial |
|
Feito em polietileno de alta densidade (PEAD), plástico inquebrável, leve, impermeável e resistente |
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) começou a utilizar, na quarta-feira (22/03/23), tubos em PEAD em redes de drenagem pluvial de médio e longo curso.
A pasta está instalando cerca de 300 metros de canos na Rua Dona Isabel, no Bairro Liberdade, entre a Avenida Dom Pedro e o Arroio Esteio.
O prefeito em exercício de Esteio, Jaime da Rosa, e o titular da SMOSU, Flávio Ourique, acompanharam parte dos trabalhos pela manhã.
Feito em polietileno de alta densidade (PEAD), espécie de plástico inquebrável, leve, impermeável e resistente a baixas temperaturas, os tubos possuem longa vida útil, permitem maior vazão de água, uma vez que apresentam menor atrito em comparação com os canos de concreto, e têm baixa incrustação de materiais que podem causar entupimento.
Além disso, com barras de 6 metros de comprimento, ligeiramente flexíveis e com sistema de encaixe por bolsa, agilizam a instalação.
A rede que está sendo implantada na Dona Isabel vai fazer a coleta das águas da Dom Pedro e ruas Império e 7 de Setembro, pelo lado esquerdo da via, e jogar no Arroio Esteio. Ela vai substituir a atual rede, deteriorada.
Do lado direito da via também tem uma rede, com tubos de concreto de 50cm de diâmetro, que também deságua no arroio.