Na Semana da Consciência Negra, Rua Coberta recebe nome do poeta afrodescendente Oliveira Silveira |
|
De autoria da Câmara de Vereadores, o projeto foi aprovado pelo Poder Executivo Municipal |
Uma série de atividades realizadas na Rua Coberta na manhã do último sábado (19) marcou o Dia da Consciência Negra em Esteio.
Um dos pontos altos da programação foi o descerramento da placa que identifica um dos principais locais de evento da cidade com o nome de Espaço Oliveira Silveira, homenagem ao intelectual, poeta e escritor gaúcho de origem afrobrasileira, nascido em Rosário do Sul, que tinha imóvel em Esteio, e que ajudou a consolidar o 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. De autoria da Câmara de Vereadores, o projeto foi aprovado pelo Poder Executivo Municipal.
Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal lembrou da importância de Oliveira Silveira e falou do misto de alegria e apreensão com o fato de Esteio ser a única cidade a batizar um espaço público com o nome do poeta. “Nos orgulha muito o fato de sermos a primeira cidade a fazer este gesto, mas, ao mesmo tempo, nos causa estranheza e preocupação, pois alguém com a biografia, o legado, com a trajetória, não apenas pelo que representou para o movimento negro, mas para a sociedade gaúcha, para a sociedade brasileira para, reduzir preconceitos e barreiras, não ter sido homenageado ainda por outras cidades. É algo que deve gerar também outra reflexão neste momento”, afirmou.
Pascoal afirmou que a Rua Coberta é local de encontro de todos os moradores e visitantes, onde re reúnem pessoas de diferentes idades, religiões, cores, credos e ideologias. “Aqui, a gente tem um encontro do que é nossa comunidade, nossa população, não apenas de Esteio, mas da nossa região e de nosso Estado. Num espaço de encontros, nada melhor do que a gente ter o nome de alguém que lutou para isso, pra mostrar que todos nós, independentemente da cor ou de qualquer aspecto, somos iguais e devemos nos respeitar e devemos viver em comunidade da forma mais fraterna possível”, prosseguiu seu discurso. O prefeito destacou, ainda, o papel de cada pessoa na construção de uma sociedade mais igualitária. “Esse mundo não depende do presidente da república, do governador do Estado ou do prefeito. Esse mundo que a gente idealiza não depende de grandes líderes globais. Esse mundo que a gente sonha, que o Oliveira Silveira sonhou depende apenas de cada um de nós. Se cada um de nós fizer a sua parte, a gente vai chegar naquilo que todos nós, acredito, desejamos enquanto irmãos que somos e que habitamos nesta casa comum, como diz o Papa Francisco”, disse.
Emocionada, a única filha de Oliveira Silveira, Naiara Silveira, agradeceu Câmara de Vereadores e Prefeitura pela homenagem prestada e lembrou que o pai, falecido em 2009, tinha ligação afetiva com a cidade onde ela mora e que sempre vinha a Esteio para passar mais tempo com o neto Thales. “Meu pai escolheu Esteio para comprar um imóvel e aqui poder abrigar a sua única filha e acompanhar a criação do Thales, até então seu único neto. Escolheu Esteio há 33 anos por ter características de cidade de interior, mais calma, acolhedora e segura”, lembrou, “Meu coração, assim como dos meus familiares, se aquece e se fortalece com esse reconhecimento: o poeta eternizado na cidade do seu coração”, finalizou.
O Dia da Consciência Negra no Espaço Oliveira Silveira seguiu com apresentações artísticas, bate papo com escritores afrodescendentes e divulgação de serviços e produtos de empreendedores negros.
Nascido em 1941 na área rural de Rosário do Sul, Oliveira Silveira se formou em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e lecionou Português e Literatura no Ensino Médio. Foi ativista do Movimento Negro, publicou 10 livros de poesia e colecionou inúmeras homenagens.
Além do evento na Rua Coberta, o Dia da Consciência Negra será lembrado com atividades internas em escolas, ações promovidas pela Biblioteca Municipal Rui Barbosa e outros eventos (veja abaixo) em parceria com o Movimento Negro de Esteio, ONG Unir Raças, Coletivo Mulheres Negras de Esteio e SER Salgueiro.
Programação
Segunda-feira (21)
Horário: 13h15min
Local: EMEB Luiza Silvestre Fraga (atividade fechada para alunos)
Atividade: Projeto Griô: as sementes que vieram da África - contação de histórias com os artistas Jonatan Ortiz Borges e Bárbara Catarina
Horário: 14h
Local: Praça da Juventude (atividade fechada para alunos da Escola Estadual Jardim Planalto)
Atividade: Oficina introdutória à cultura afro-brasileira com Lilian Rocha e Jonatan Ortiz Borges
Terça-feira (22)
Horário: 17h
Local: Câmara de Vereadores de Esteio
Atividade: Tribuna popular - Tema: Consciência Negra e a luta do Movimento Negro (Oradora Maria Odete Diogo dos Santos)
29 de novembro
Horário: 17h
Local: Câmara de Vereadores de Esteio
Atividade: Tribuna popular - Tema: Mulheres negras e as politicas públicas (Oradora Graziela Oliveira)
6 de dezembro
Horário: 17h
Local: Câmara de Vereadores de Esteio
Atividade: Tribuna popular - Tema: Cultura Afro-brasileira e africana (Oradora Vera Tita)