Bate papo sobre as oportunidades de editais e programas do Sistema MinC
   
Com o objetivo de informar os fazedores e gestores da cultura

Por Gilmar Goulart Pinto
20/03/2024 11h08

Bate papo sobre as oportunidades de editais e programas do Sistema MinC

A educação e a cultura nos libertam. É preciso formar consciência de que somos seres que podemos ajudar a promover a cultura da paz.  Vamos juntos? 

Com o objetivo de informar os fazedores e gestores da cultura no municipio de São Leopoldo sobre os editais lançados pelo Ministério da Cultura – MINC, na condição de vereador suplente do PDT, sendo que já fui secretário adjunto da cultura de São Leopoldo no ano de 2012 e atualmente presidente do Fórum da Música e do Movimento de Cultura Darcy Ribeiro do PDT, dei início na noite de 19 de março de 2024, a mais uma rodada de diálogos com trabalhadores do setor.

Entendo que com gestores e operários da cultura, homens e mulheres do palco, da gestão e lideranças de entidades, o Ministério da Cultura (MinC) por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) realizará a maior iniciativa direcionada ao setor cultural do Brasil, regulamentada a partir da assinatura do Decreto Nº 11.740/2023.  Irá destinar, até 2027, R$ 15 bilhões a estados, municípios e Distrito Federal. 

Fruto da resistência, da luta e do comprometimento de toda a sociedade civil, dos parlamentares, das pessoas que trabalham, que vivem e são a cultura brasileira, da classe artística, que resistiu e também lutou e luta pela democracia no nosso país e pelas políticas culturais mais dignas e duradouras.


No primeiro encontro, que aconteceu no Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo da Feitoria, Patrícia Affosnso, Chefe de Divisão do Escritório Estadual MINC RS, veio falar sobre os editais lançados pelo MINC, os recursos da PNAB e Programa Cultura Viva, e ainda trouxe informes gerais sobre o Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura, que foi mais uma vitória da sociedade cultural brasileira.


O próximo encontro será agendado para a primeira quinzena de abril e será amplamente divulgado nas redes e grupos de apoio à cultura. O principal objetivo é informar, formar novos gestores e produtores, auxiliar na elaboração de projetos culturais.

 

RECURSOS: Os recursos para a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) são oriundos do Fundo Nacional de Cultura d serão destinados de forma descentralizada, com repasses da União a projetos nos estados, municípios e no Distrito Federal, observados os critérios e os percentuais estabelecidos na legislação, de acordo com o cronograma de pagamentos a ser divulgado pelo MinC.

   

  

menu